Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização MBA ECONOMIA EMPRESARIAL

DÚVIDAS FREQUENTES

1. Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), pós-graduação lato sensu e MBA

Os cursos stricto sensu têm perfil mais adequado para profissionais que buscam carreiras acadêmicas. Englobam os mestrados (que duram em média 2 anos e meio) e os doutorados (que têm duração média de 4 anos). Os cursos de mestrado podem ser acadêmicos ou profissionais.

Mestrado Acadêmico 

O mestrado acadêmico é o mais indicado para as pessoas que queiram assumir atividades de ensino e pesquisa em universidades.

Mestrado Profissional

Conta com estrutura similar ao Mestrado Acadêmico (seja na duração do curso, seja na metodologia de pesquisa e avaliação). Seu foco, no entanto, está nas atividades mais voltadas para o mercado de trabalho.

Doutorado

O doutorado exige que o pesquisador já tenha maturidade e conhecimento em nível mais elevado. A tese apresentada ao final do curso precisa ser uma contribuição nova para a ciência. Por esse motivo é comum que as instituições exijam que os candidatos façam mestrado antes do doutorado.

Já os cursos lato sensu têm uma duração mais curta, de 1 ano e meio a 2 anos, e são focados no aperfeiçoamento e na especialização profissional. São voltados para discussões e aplicações práticas dos conceitos. Por ter uma carga horária menor, costumam ser mais indicados para líderes ou gestores em formação, além de profissionais que buscam reciclar conhecimento e/ou avançarem em conhecimento novo.Em resumo, ocurso é indicado para profissionais que procuram um diferencial e desejam focar sua atuação no mercado.

MBA

Finalmente, MBA ou Master Business Administration significa, em uma tradução literal do inglês, Mestre em Negócios e Administração. No Brasil, esse curso de pós-graduação é sempre lato sensu, não tem nível de mestrado. Trata-se de uma especialização focada em negócios e mercado. Em resumo, MBA, pós-graduação lato sensu e Especialização têm o mesmo significado. Quem faz um MBA conquista o título de Especialista.


2. Quem pode cursar o Curso de MBA em Economia Empresarial da UFF?

Pessoas portadoras de diploma de graduação em qualquer área do saber.

3. Uma pessoa com diploma de tecnólogo pode cursar?

Sim, desde que o curso de tecnólogo tenha no mínimo 1.600 horas.

4. Os cursos de pós-graduação lato sensu da UFF são reconhecidos pelo MEC?

Sim.