Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização MBA ECONOMIA EMPRESARIAL

PROGRAMA

MBA EM ECONOMIA EMPRESARIAL
(ECONOMIA E FINANÇAS)

PROGRAMA DO CURSO E EMENTAS DE DISCIPLINAS

I – MÓDULO DE NIVELAMENTO
As disciplinas do módulo visam dar instrumentos aos alunos de modo a capacitá-los para os módulos seguintes.

1. Contabilidade Gerencial
Ementa – Relatórios econômico-financeiros, balanço e patrimônio líquido, origem e aplicação dos recursos, fluxo de caixa. Análise dos demonstrativos financeiros.
Objetivo da Disciplina – apresentar conceitos fundamentais para as  disciplinas relacionadas especialmente a Finanças Corporativas e Decisões Empresariais.
2. Matemática Financeira
Ementa – Valor presente e valor futuro, juros simples e compostos, taxa de desconto e rentabilidade, valor presente líquido e taxa interna de retorno, períodos de capitalização, sistemas de amortização.
Objetivo da Disciplina – fornecer instrumentos para os alunos poderem acompanhar com bom rendimento especialmente as disciplinas do Módulo de Finanças.
3. Métodos Estatísticos Aplicados a Finanças
Ementa – Medidas de tendência central e de dispersão, distribuição  conjunta, variáveis aleatórias independentes, covariância e coeficiente de correlação, distribuição normal. Inferência estatística, análise de regressão, aplicações no EXCEL.
Objetivo da Disciplina – fornecer instrumentos para os alunos poderem acompanhar com bom rendimento as disciplinas do Módulo de Finanças, bem como as disciplinas que exigem tratamento estatístico de dados.

II – MÓDULO DE FINANÇAS
Objetivo do Módulo
Preparar o aluno para atuar com excelência no mercado de capitais, nas áreas de risco de empresas e instituições financeiras e operações com derivativos. O módulo apresenta os fundamentos da gestão de risco, gestão de ativos e carteiras, fundos de investimento, carteira de ações e de renda fixa. Ao final do módulo o aluno estará apto a aplicar as metodologias de avaliação de empresas (valuation).

4. Derivativos
Ementa – Contratos a termo. Futuros. Regras de negociação, funcionamento e organização do mercado. Hedge com contratos Futuros. Opções. Estratégias com Opções.
Objetivo da disciplina – Desenvolver a teoria e prática dos derivativos, apresentando rentabilidade, precificação e hedge com Derivativos. Aplicações práticas no Excel de hedge com contratos futuros e precificação de Opções.
5. Investimentos de Renda Fixa
Ementa – Títulos de Renda Fixa: fluxos de caixa e caracterização dos títulos prefixados e pós-fixados. Precificação. Títulos de renda fixa privados.  Títulos de renda fixa públicos. Taxa de juros a vista e a termo. Estimação da estrutura da taxa de juros. Imunização de carteiras de renda fixa.
Objetivo da disciplina – Precificar os principais títulos públicos: LTN, NTN-F, LFT e NTN-B. Aplicações práticas no Excel de estimação da estrutura da taxa de juros e imunização de uma carteira de renda fixa no Excel.
6. Investimentos e Gestão de Risco em Renda Variável
Ementa – Risco e retorno. Diversificação. Fronteira eficiente. Portfólios de referência. Operações de venda a descoberto. Carteira com o ativo livre de risco e ativos arriscados. Utilidade média-variância. Modelo Fatorial e beta. Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM). Avaliação de Fundos de Investimentos. Estimação de Volatilidade. Valor em Risco (VaR).
Objetivos da disciplina – Avaliar o risco e retorno em carteiras de investimento. Avaliação de desempenho de Fundos de Investimento. Aplicações práticas no Excel de estimação de beta, estimação de volatilidade e validação do Valor em Risco.
7. Finanças Corporativas
Ementa – Métodos de análise de projetos de investimento, fontes de financiamento. Capital próprio e de terceiros, estrutura do capital, ações e dividendos, mercados eficientes.
8. Avaliação de Empresas
Ementa – Uso das demonstrações financeiras na avaliação de empresas; análise fundamentalista; valores de entrada, valores de saída, goodwill e os aspectos relevantes de reconhecimento e seus impactos na avaliação de empresas; análises de crescimento e sustentabilidade/persistência de resultados; valor das operações e avaliação de empresas: os indicadores de P/BV,, P/E, P/S e EV/EBITDA. Modelos de Avaliação: Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado (Fluxo de Caixa dos Dividendos, Fluxo de Caixa Livre do Acionista e Fluxo de Caixa Livre da Firma). As taxas de desconto: Custo de Capital Próprio (CAPM), Custo do Capital de Terceiros e o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), Avaliação por Múltiplos e sua ligação com o Fluxo de Caixa Descontado.

III – MÓDULO DE MACROECONOMIA, ANÁLISE DE CONJUNTURA E
PREVISÃO
Objetivo do Módulo
Permitir a compreensão e a análise da economia, das variáveis macroeconômicas que a determinam e da relação entre elas. Após cursar as disciplinas o gestor será capaz de interpretar e formular diagnósticos conjunturais e elaborar análises prospectivas, a partir de fundamentos teóricos, metodológicos e conhecimento institucional. Estará preparado para identificar as variáveis e informações relevantes, lado a lado com a utilização prática dos dados, permitindo a tomada de decisão empresarial tecnicamente embasada.
9. Fundamentos de Macroeconomia – Conceitos básicos, PIB, consumo, poupança, investimento, balanço de pagamentos, desemprego e inflação, crescimento e flutuações do nível de atividade econômica, taxa de câmbio nominal e real, juros e inflação; objetivos das políticas macroeconômicas; política fiscal e financiamento do déficit público, o imposto inflacionário; regimes cambiais – currencyboard e câmbio flutuante.
10. Políticas Macroeconômicas – política monetária, metas e instrumentos, o regime de metas de inflação: propriedades, aspectos operacionais e desempenho econômico; o regime de metas de inflação no Brasil: elementos específicos da experiência brasileira e desempenho econômico desde 1999; ferramentas de apoio à decisão utilizadas pelo BCB e o papel estratégico do modelo de metas de inflação; o modelo de metas de inflação do BCB: lógica, implementação, resultados, aplicação.
11. Análise de Conjuntura e Análise Prospectiva – Cenários macroeconômicos, técnicas de análise conjuntural, nível de atividade e mercado de trabalho no Brasil, inflação e política monetária no Brasil, política fiscal e dívida pública, balanço de pagamento e setor externo, cenários de curto e médio prazo para a economia brasileira.

IV – MÓDULO DE MICROECONOMIA, ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Objetivo do Módulo

A microeconomia é o estudo das relações de mercado e das decisões empresariais. Dessa forma, o módulo tem por objetivo apresentar os principais conceitos da análise microeconômica, para em seguida aplica-los na gestão empresarial, bem como na busca e ocupação de mercados. Por essa razão, o módulo tem ênfase no estudo aplicado das estratégias empresariais, no planejamento estratégico e na formulação de plano de negócio.
12. Fundamentos de Microeconomia Empresarial – Mercado e preços, os conceitos de elasticidade, produção e custos, economias de escala e de escopo, informação, desvio de eficiência e o papel do governo.
13. Estruturas de Mercado e Concorrência – Mercados competitivos e não competitivos, poder de mercado, barreiras a entrada, diferenciação de produto e o índice de Lerner, mercados em oligopólio, regulação de mercados, lei antitruste.
14. Estratégias Empresariais – Estratégia empresarial em suas diversas abordagens, a importância da visão, missão e valores; Análise de cenários, o modelo SWOT, modelo Porter, vantagens competitivas.
15. Marketing e Planejamento Estratégico – O papel do marketing nas organizações, planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing, comportamento do consumidor, segmentação do mercado, estratégia do produto, ciclo de vida do produto, evolução das estratégias de marketing, planejamento estratégico. Plano de marketing.

V – MÓDULO DE FINANÇAS INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR
Objetivo do Módulo
O módulo tem como objetivo capacitar os alunos para a tomada de decisões no exercício de funções quando desafiados por questões ligadas às finanças internacionais e/ou ao comércio com outros países, proporcionando a compreensão das relações econômicas em um mundo globalizado.
16. Finanças Internacionais –  Arquitetura financeira internacional. Instituições multilaterais de crédito, padrões internacionais de regulação financeira, Agentes financeiros internacionais e as novas relações contratuais.
Evolução do sistema monetário internacional. Globalização financeira e o crescimento dos derivativos. Mercado cambial. Forward, swaps e taxa de juros de paridade. Mercado de câmbio futuro. Risco cambial. Mercados de câmbio, de capitais e seguros. Contratos/instrumentos financeiros. Inserção da economia financeira.
17. Comércio Exterior – Regulação do Comércio Internacional. Regras básicas da OMC. Tarifas, o princípio de nação mais favorecida e os blocos regionais. Leis antidumping, subsídios, medidas compensatórias e salvaguardas. Comércio agrícola e de serviços. TRIPS. Soluções de controvérsias. Formação de blocos. MERCOSUL. Demais blocos. Instituições e as regras dos blocos econômicos. Política brasileira de comércio exterior. Instituições brasileiras. Regimes comerciais no mundo contemporâneo: Japão, UE, EUA e países selecionados. O uso de instrumentos tarifários e não-tarifários. Instrumentos de política de exportação. Papel do lobby e a política de comércio exterior. A questão de rent-seeking e o ambiente internacional e nacional.

VI – Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, de 3 de ABRIL DE 2001. Após o final das aulas os alunos têm seis meses, prorrogáveis por mais seis meses para entregar o trabalho de conclusão de curso, com foco em conceitos aplicados, tal como a formulação de um plano de negócios ou propostas de soluções para o enfrentamento de casos específicos de uma empresa ou organização, pública ou privada. Inclui orientação e esforço de pesquisa.

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